17/06 - 10:48 - Laryssa Borges - Último Segundo/ Santafé Idéias
Na semana em que a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça concedeu patente de coronel ao guerrilheiro Carlos Lamarca, o Ministério Público Federal começa a mobilizar procuradores para fazer uma perícia no chamado livro secreto do Exército, compilado de 966 páginas que contém dados sobre a luta armada e detalhes sobre a prisão e morte de combatentes do regime.
Por determinação da procuradora federal dos Direitos Humanos, Ela Wiecko, integrantes do Ministério Público em Brasília, São Paulo, Pará e Bahia irão checar as informações contidas no livro, guardadas sob sigilo até hoje, e buscar indícios do local onde estariam os restos mortais de guerrilheiros. A expectativa é que até o final de julho todo o trabalho esteja concluído.
Os documentos foram reunidos entre 1986 e 1988 por ordem do então ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves. Além de trazer a interpretação dos militares sobre a ditadura e a luta armada, têm detalhes das mortes de sete militantes de esquerda e outros 16 guerrilheiros filiados ao PCdoB.
Publicidade
Anistia Internacional critica expansão do PCC e operações policiais no Rio
Anistia a José Dirceu seria "nódoa para democracia", diz OAB