iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Nem todos querem perder peso

07/05 - 00:10 - Agência Estado

Nem todos querem perder peso Por Lola Felix São Paulo, 03 (AE) - Na adolescência, época em que a maioria está preocupada em fechar a boca e não engordar, alguns se esforçam para ganhar alguns quilinhos. Entre estes sortudos, os meninos são maioria.

Alguns deles nem são exatamente magrelos, mas querem ter mais músculos. As poucas meninas que reclamam do pouco peso querem parecer mais femininas. Algumas, como a atriz Sthefany Brito, se empenham para ganhar uns quilinhos a mais na balança. No caso da atriz de 19 anos, foram 6 a mais, obtidos com a ajuda de dieta e musculação. Com o corpo mais arredondado, posou para fotos sensuais em revistas masculinas. Sempre no papel de "Lolita".

Para saber se o adolescente está magro demais, é bom ver a tabela de índice de massa corporal (IMC), que é diferente para adolescentes, ou então verificar o peso dele com o passar dos anos. "Se ele parou de ganhar ou perdeu peso com o início da puberdade, pode estar tendo problemas", diz a endocrinologista Bianca Souza Maas, da Clínica Pediátrica Lilian Zaboto, em São Paulo.

Muitos dos adolescentes que reclamam de sua esqualidez amaldiçoam seus pais. A genética é o principal fator que define como será o metabolismo da pessoa. Mas a endocrinologista diz que a maioria dos casos não é preocupante. "Quase sempre é uma magreza sadia, herdada ou do pai ou da mãe ou de ambos." Também entre os fatores mais comuns está a alimentação incorreta. Bianca acha que uma alimentação equilibrada pode resolver 99% dos casos de magreza excessiva.

O estudante Rafael Rodrigues da Costa, de 20 anos, 1,80 m e 57 quilos, é magro desde criança, quer engordar, mas admite que só come porcaria. "Mas acho que como na quantidade certa. Vejo isso pelos meus amigos que têm mais peso", diz ele, que quer pesar 65 quilos e usa um suplemento alimentar no jantar.

A endocrinologista diz que estes suplementos devem ser indicados quando o adolescente não aceita bem a reeducação alimentar. O mesmo é válido para estimuladores de apetite, inclusive aqueles tradicionais usados pelas mães. "Alguns podem ter quantidade muito grande de proteína, sobrecarregando os rins", diz Bianca. A pesquisadora de alimentos funcionais Andrea Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita - serviço gratuito que fornece informações sobre alimentação - diz que, se utilizados no máximo duas vezes por dia, suplementos alimentares de boa qualidade podem auxiliar jovens e adultos com pouco apetite. "Eles trazem bastante proteínas, carboidratos complexos e gorduras. Utilizados corretamente, podem fazer com que o adolescente ganhe até 2 quilos por mês." Mas, antes de tentar ganhar uns quilinhos, procure um médico, para afastar outras causas da magreza, como síndrome de má absorção intestinal e síndrome celíaca (quando o organismo não digere o glúten). BOXE PESOS PARA GANHAR MÚSCULOS A fase do estirão, quando a criança espicha e ganha peso, é também a melhor época para perder a gordura que começa a incomodar. "O gasto energético, na adolescência, é maior", diz a endocrinologista Bianca Maas. Não é nada fácil, mas reeducação alimentar e exercícios aeróbicos dão conta do excesso de peso.

No entanto, se a intenção é deixar de lado a aparência de frango de borracha, o mais indicado são os exercícios anaeróbios, como a musculação e o levantamento de pesos. Como se trata de uma fase de crescimento, não é recomendado que o adolescente puxe ferro sozinho. "Muitos garotos exageram no peso e mal sabem que, em dez anos, poderão ter problemas como escoliose, tendinite e má formação óssea", diz o personal trainer Renato Fukumoto, da academia Competition, na capital paulista.

O certo é que o treino seja voltado para a resistência, segundo Fukumoto. "A carga deve ser leve, para não influenciar no crescimento", diz o personal. O melhor é fazer de 2 a 3 séries de 15 a 20 repetições. "Quando se aumenta o número de repetições, pode-se diminuir o peso", explica ele. O aumento da carga deve ser feito de forma progressiva, para evitar dores musculares. E, antes de todo treino, é preciso realizar um aquecimento, a fim de evitar lesões. Quem não gosta do ambiente de academia pode procurar aulas de circo ou de ginástica olímpica. Estas atividades, segundo Fukumoto, exigem força e equilíbrio do praticante. O resultado são pernas e braços mais definidos. O estudante Daniel dos Santos, de 17 anos, viu suas costelas aparentes desaparecerem quando começou a fazer exercícios. Mas, assim que deixou a atividade, perdeu quatro quilos. Ele também não insistiu na dieta hipercalórica a longo prazo. Continua pulando refeições. O personal trainer recomenda a prática constante, no mínimo três vezes por semana, por uma hora. BOXE 2 COMER POR COMER Como a moda é ser magrinho, são poucos os adolescentes que procuram ajuda para engordar. A psicóloga Carolina Sales, da Clínica Espaço Leve, em São Paulo, diz que geralmente são pais preocupados com a magreza (sadia) dos filhos que os levam até o consultório médico. Algumas nem estão incomodadas com o corpo magro. Outro episódio que ocorre com freqüência é criança usar a magreza como forma de chamar a atenção de um pai ou mãe ausente. "Isso costuma acontecer em ambientes familiares não saudáveis", diz Carolina. Há também pais que obrigam os filhos a comer e acabam associando a comida a sentimentos negativos. "Também é errado fazer trocas, como dar um brinquedo se a criança comer", diz a psicóloga. O ideal é que a comida seja associada a ela mesma.




US Multimídia


Publicidade


Enquete