10/04 - 20:55 - Agência Brasil

Manaus - Nas últimas 24 horas, Manaus registrou a maior chuva do ano, o que deixou 140 famílias desabrigadas e pelo menos duas mil pessoas transferidas das áreas de risco para casas de amigos e parentes na capital amazonense. O volume d'água calculado somente nos dois últimos dias, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), corresponde a 82 milímetros, o equivalente a 27,3% das chuvas previstas para o mês de abril na capital do Amazonas.
De acordo a com Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec), os desabrigados estão alojados em três escolas municipais. As zonas mais afetadas foram as norte, leste e centro-oeste, que somaram 50% das ocorrências registradas pela Defesa Civil do município.
Por conta das últimas chuvas que atingiram a cidade, o prefeito Serafim Corrêa decretou estado de emergência em Manaus pelos próximos 90 dias. Com essa medida, a prefeitura poderá adquirir produtos e serviços sem a necessidade de licitação, além de contar com o apoio do governo estadual para atender às ocorrências de maneira mais rápida e dinâmica.
A Semdec informou que entre o início da manhã de segunda-feira (9) e o fim da tarde desta terça-feira (10), aproximadamente 400 ocorrências haviam sido registradas, incluindo desabamentos, desmoronamentos, pontos de congestionamento e alagações. Os principais casos atendimentos foram de alagamento e deslizamento de terra que, juntos, correspondem a 15% das urgências atendidas. Na zona leste, um bebê de 18 meses morreu após o desabamento de um barranco. Segundo o Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans), o maior prejuízo para os condutores foi o excesso de água na pista, fazendo com que diversos veículos tivessem de ser guinchados.
Segundo a Supervisão de Hidrologia do CPRM, dos 82 milímetros de chuva das últimas 24 horas, 70 milímetros aconteceram entre na manhã de segunda-feira (9). Com essa chuva, o nível do Rio Negro subiu 10 centímetros, pelo menos dois centímetros a mais do que a média atual. “Até hoje (10) já registramos 188 milímetros de chuva, o que corresponde a mais de 62% das chuvas que esperamos para este mês na capital amazonense”, afirma o supervisor de Hidrologia do CPRM, Daniel Oliveira.
O prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, anunciou que a prefeitura deverá comprar de imediato gêneros alimentícios, colchões, madeiras para a reconstrução de casas, entre outros itens necessários à manutenção das famílias desabrigadas.
A Defesa Civil de Manaus informa que os interessados em ajudar as vítimas da forte chuva que atingiu Manaus nas últimas 24 horas, podem entrar em contato por meio do telefone 199 (Manaus) ou (92) 3672-1509 (demais localidades) para doar roupas para adultos e crianças, além de alimentos não-perecíveis. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia, a previsão do tempo em Manaus para os próximos dias é de chuva, com temperaturas entre 22 graus e 29 graus.
Publicidade
Baixada Fluminense vai receber R$ 270 milhões do PAC para controlar inundações