01/04 - 12:47 - Lenir Camimura - Último Segundo/Santafé Idéias
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) vai oferecer ajuda ao governo para capacitar futuros controladores de vôo. O curso, que tem condições de formar até 500 controladores, em oito meses, já está formatado, mas depende de autorização do Ministério da Aeronáutica para ser iniciado. A CNT representa o setor de transportes privado e faz parte do Sistema S.
Com o início da crise aérea em setembro do ano passado, a CNT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), formulou um curso de formação para controladores de vôo. Hoje, quem capacita esses trabalhadores é o Ministério da Aeronáutica, por ser uma função militar. Nesse sentido, o Ministério precisa autorizar a atuação da CNT (Sest/Senat) na formação de novos controladores.
De acordo com a assessoria da CNT, o objetivo é ajudar o governo a enfrentar a crise, oferecendo capacitação para novos controladores. A partir da “greve” dos traba]lhadores do setor aéreo, na última sexta-feira, a CNT decidiu procurar o governo para apresentar os moldes do curso.
Entre as matérias disponibilizadas pelo curso para formação de controladores de vôo oferecido pela CNT estão o relacionamento civil/militar, segurança aeroportuária, controle de radar, controle aéreo nacional e internacional, normas internacionais de segurança, regras da aviação civil brasileira e técnicas de controle emocional e do stress. O candidato ao curso deve ter concluído o nível médio, ter conhecimentos avançados em informática e ser aprovado nos testes de Aptidão, Visão Aeroespacial e Psicológico.
Publicidade
45% são a favor de unificar Senado e Câmara, mostra pesquisa
Desempenho pessoal de Lula é aprovado por 61,2%, diz CNT/ Sensus
Três tucanos lideram pesquisa de intenção de voto para presidente