Falha em equipamento de proteção causou apagão no NE, diz governo

Secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia disse que problema não foi causado por falta de manutenção do equipamento

AE |

selo

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta segunda-feira que a causa do apagão que atingiu a região Nordeste na última sexta-feira foi uma falha no cartão de proteção da subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco. Zimmermann ressaltou, porém, que o problema não foi causado por falta de manutenção do equipamento. "Efetivamente, houve um defeito na proteção, mas a manutenção deste cartão estava rigorosamente em dia; temos documentos da empresa (Chesf) que comprovam isso", disse Zimmermann. 

Segundo o secretário, a última manutenção do cartão de proteção foi feita em outubro de 2010, e neste tipo de equipamento a manutenção preventiva é feita a cada quatro anos, em média. "Quando ocorre algo quando você está com a manutenção em dia, tem que fazer uma investigação para saber o porquê da falha", acrescentou. 

Ainda de acordo com Zimmermann, na última sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, determinou que técnicos do ministério fossem para a região da subestação para investigar as causas do problema e, paralelo a isso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está elaborando um relatório de análise de perturbação. "Quanto à origem, foi o problema do cartão. Agora vamos analisar a sequência do desligamento e o prazo de restabelecimento (do sistema na região afetada)." 

Questionado se o fato de a manutenção do cartão estar em dia abonaria a aplicação de multa para a Chesf, Zimmermann explicou que isso cabe à fiscalização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Depende de análise da Aneel", afirmou. 

A pedido do ministro Lobão, Zimmermann saiu no meio da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) que discute as causas do apagão para conversar com os jornalistas. A reunião prossegue, em Brasília e não tem hora para terminar.

    Leia tudo sobre: apagão no nordesteblacaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG