Energia de Tucuruí, no Pará, salva Maranhão de apagão

Estado se livrou da falta de luz porque sua energia vem de hidrelétrica na Amazônia

Wilson Lima, iG Maranhão |

Único estado do Nordeste que não foi afetado pelo apagão, o Maranhão foi salvo pela energia gerada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, localizada a 400 quilômetros de Belém e que tem capacidade de gerar até 8.370 MW de energia. O consumo mensal de energia no Maranhão é de 978 GWh.

Segundo o gerente do Centro de Operações Regional da Eletronorte, Décio Bueno Júnior, praticamente toda a energia consumida no Maranhão e no Pará vem de Turucuí, apesar da interligação com o Operador Nacional do Sistema (NOS).

“Quando a hidrelétrica está cheia, normalmente a energia excedente é destinada a outras regiões do país. Mas, em situações adversas, também recebemos energia da Chesf (Companhia Hidro elétrica do São Francisco). Ontem, nossa energia estava totalmente vinculada a Tucuruí. Tanto que não tivemos queda de energia no Estado inteiro”, explicou Bueno.

Além disso, o gerente da Eletronorte também citou que, mesmo em um desligamento temporário na Chesf, as conseqüências são menores quando maior for a distância desse centro gerador, justamente em conseqüência da interligação do sistema. “Quanto mais longe, menor é a influência dessa unidade geradora”, explicou.

    Leia tudo sobre: MaranhãoParáTucuruíapagãoNordesteenergia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG