Deputado do PPS pedirá explicações sobre apagão

Deputado relembrou apagão de 2009 e afirmou que situação 'não foi bem explicada'

AE |

selo

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) vai protocolar na próxima segunda-feira um requerimento pedindo informações ao Ministério de Minas e Energia sobre o apagão que deixou sem energia elétrica oito Estados da Região Nordeste na madrugada de hoje. "Tem coisas que quem entende do setor considera impossível de tolerar. Nós precisamos ter um sistema de transmissão que permita isolar um problema para não ter um efeito cascata como aconteceu agora", afirmou o parlamentar.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a causa provável do apagão desta sexta-feira foi uma falha no sistema de proteção da subestação de São Luiz Gonzaga, em Pernambuco.

Jardim lembrou que em 2009 um outro apagão aconteceu após um problema na usina de Itaipu, que fica na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Naquela ocasião, 18 Estados foram atingidos. Para o deputado do PPS, aquela situação também não foi "bem explicada".

O requerimento do parlamentar será protocolado na Mesa Diretora da Câmara, que o encaminhará ao ministério. Após receber o pedido de informações, o ministro Edison Lobão terá 30 dias para responder, sob pena de ser enquadrado em crime de responsabilidade.

    Leia tudo sobre: Arnaldo JardimapagãoPPS

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG