desligamento total , aponta estatal paraguaia - Apagão - iG" /

Turbinas de Itaipu sofreram desligamento total , aponta estatal paraguaia

ASSUNÇÃO - O apagão que afetou o Paraguai na noite de terça-feira, além de vários Estados brasileiros, se deveu a uma falha que levou ao desligamento total das turbinas da usina hidrelétrica de Itaipu, compartilhada pelos dois países, informou nesta quarta-feira a paraguaia Administração Nacional de Eletricidade (Ande).

EFE |

"Às 21h13 locais de terça-feira (22h13, no horário de Brasília) foi registrado um desligamento total das unidades geradoras de Itaipu de 50 e 60 Hz, a princípio como consequência de uma falha em uma linha de 440 mil volts pertencente à empresa brasileira Cesp, que atende a região da cidade de São Paulo", afirmou a Ande, em comunicado.

No entanto, ainda não há uma explicação clara sobre a origem da falha que gerou a queda do sistema elétrico e que paralisou completamente Itaipu pela primeira vez desde sua inauguração, em 1982.

A companhia estatal afirmou que a falha causou primeiramente um colapso elétrico na região sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, com uma interrupção "da ordem dos 17 mil megawatts e, posteriormente, a interrupção do serviço no lado paraguaio da represa", a maior do mundo em funcionamento.

O apagão afetou todo o Paraguai, "por causa do desligamento das unidades geradoras de Itaipu e das linhas de interconexão com a central", segundo o comunicado.

"A carga total interrompida no Paraguai foi de 1.401 megawatts. A recomposição total do sistema elétrico - apesar da gravidade do fato - no território paraguaio demorou somente entre 15 e 20 minutos", indica o comunicado, no qual se "descarta totalmente toda possibilidade de sabotagem no sistema".

Leia também:
  • Queda de três linhas de transmissão causou apagão, diz ministério
  • Após apagão em parte do País, Itaipu informa que opera normalmente
  • Estados enfrentam noite de caos e medo sem energia elétrica
  • Imprensa internacional repercute apagão no Brasil
  • Metrô de SP inicia operação mais cedo e rodízio é suspenso
  • Leia mais sobre: apagão

    Leia tudo sobre: apagão energéticoenergiaparaguai

    Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG