Todo mundo quer encontrar um culpado para o blecaute, diz presidente

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que é preciso aguardar ¿com cautela¿ as investigações para que seja anunciada a causa do blecaute da última terça-feira (10). ¿Sabemos que tem a turma do eu acho. Todo mundo agora quer encontrar um culpado¿, disse.

Agência Brasil |

Em seu programa semanal "Café com o Presidente", Lula avaliou que o blecaute que deixou 60 milhões de brasileiros sem luz não foi nos moldes do registrado em 2001. Na época, segundo ele, o País apresentava dois problemas distintos: dificuldade na geração de energia elétrica e ausência de linhas de transmissão.

Nós, agora, temos muita geração e muita linha de transmissão. O blecaute que aconteceu, na verdade, foi um incidente que, até agora, as informações que temos são de um curto-circuito em uma torre em Itaberá, São Paulo.

Ao final do programa, Lula garantiu que o governo brasileiro vai trabalhar de forma intensa na tentativa de evitar que um novo blecaute volte a ocorrer.

O Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) têm até esta segunda para entregar ao Ministério Público Federal toda a documentação solicitada sobre o blecaute. Os órgãos têm até o dia 26 para indicar os responsáveis pelo local da falha inicial.

Leia mais sobre: apagão

    Leia tudo sobre: apagãoapagão energéticolula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG