forte e robusto , diz Lobão - Apagão - iG" /

Sistema elétrico do País é forte e robusto , diz Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, disse hoje, em entrevista coletiva, que tem condições de dizer ao povo brasileiro para ficar tranquilo porque o sistema elétrico do País é forte e robusto. Podemos considerar que houve um acidente.

Agência Estado |

Vamos esperar que não ocorra outros semelhantes", afirmou. O ministro citou o avião como uma das invenções mais perfeitas e lembrou que o aparelho "também cai".

O ministro voltou a dizer que ontem houve uma grande concentração de fenômenos atmosféricos na região de Itaberá, no interior de São Paulo, o que provocou o blecaute, segundo conclusão dos órgãos que fazem parte do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Para justificar que o sistema brasileiro é forte, Lobão disse que o problema foi resolvido em até 4 horas. "Em outros países teria demorado quatro dias."

Lobão afirmou que o sistema hoje suporta muito mais impactos do que há alguns anos. Ele lembrou que em 1999, quando houve um grande blecaute no País, ocorreu uma perda de 70% da carga de energia e, em 2002, quando houve outro apagão, foram desligados 60% da carga. O ministro ressaltou ainda que o sistema brasileiro funciona tão bem que muitos países querem copiar o que é feito aqui.

    Leia tudo sobre: apagão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG