Sistema elétrico brasileiro é o melhor do mundo, reafirma Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou há pouco, nesta segunda-feira, que o sistema brasileiro de energia elétrica é modelo para outros países. Temos sido procurados por americanos que querem conhecer e implantar o nosso sistema, disse. Em seguida, lembrou que foi surpreendido por um blecaute em Nova Iorque, sem dizer a data.

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro |

A falta de energia, segundo o ministro, ultrapassou a fronteira dos Estados Unidos e apagou cidades no Canadá. Nem países europeus e o Japão estão imunes ao problema, conforme lembrou Lobão.

"Passei eu mesmo blecaute em Nova Iorque, que chegou ao Canadá (...). O nosso sistema é o que há de melhor no mundo", acrescentou.

Lobão apresentou as políticas do governo para o setor elétrico brasileiro no seminário Brazil Global Energy, no Rio. Considerando energia, petróleo e gás, os investimentos previstos para os próximos anos somam R$ 371 bilhões.

"O nosso setor é robusto, confiável, considerando o tamanho de nosso país e do nosso sistema de transmissão. É seguro. Pode parecer contraditório, mas eu reafirmo esta posição. Foi um acidente, do qual não estaremos livres jamais", reiterou.

Leia mais sobre: apagão

    Leia tudo sobre: apagãoapagão energéticoblecauteedison lobão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG