Simepar diz que não realiza previsão de tempo ao ONS

O Instituto Tecnológico Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), órgão ligado à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná, divulgou nota, nesta quarta-feira, na qual afirma que atualmente não realiza serviços de previsão de tempo, monitoramento meteorológico ou alertas de tempo severo para o ONS (Operador Nacional do Sistema).

Agência Estado |

"O serviço prestado pelo Simepar para o ONS se restringe ao fornecimento de dados de descargas atmosféricas (raios), que são gerados pela Rede Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas - RINDAT", diz o comunicado.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, havia dito na segunda-feira que é procedimento do operador reduzir a carga de Itaipu quando o Simepar indica intempéries climáticas ao longo da linha de transmissão. Ele também ressaltou que, no dia 10, houve um alerta e a carga foi reduzida. Depois, o Simepar teria sinalizado com melhoria do clima e a carga foi restabelecida no início da noite.

O blecaute aconteceu às 22h13, sem que houvesse qualquer outro aviso do instituto de meteorologia, de acordo com Chipp. Na nota, o Simepar destaca que "monitorou e alertou corretamente todos os seus clientes sobre condições meteorológicas severas neste dia no Estado do Paraná".

Veja o infográfico

    Leia tudo sobre: blecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG