Serra cobra explicações do que considera o maior apagão

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou nesta quarta-feira que o governo federal deve explicações sobre as causas do apagão que atingiu 18 Estados na noite de terça-feira. Ele apontou contradição entre os diversos órgãos responsáveis pelo setor. A gente precisa entender o que aconteceu. O governo federal precisa explicar. É preciso haver coerência nas explicações. (A hidrelétrica) de Itaipu diz uma coisa, o Operador Nacional diz outra e o Ministério diz uma terceira, afirmou Serra a jornalistas.

Reuters |

O governador, provável candidato da oposição à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também cobrou investimentos na área.

"O sistema mostrou-se vulnerável. É preciso que haja investimentos em infraestrutura tanto em qualidade quanto em quantidade. Nunca antes todas as turbinas de Itaipu haviam parado, é o nosso maior apagão", declarou, afirmando que ainda não é possível estimar prejuízos no Estado de São Paulo.

Problemas em três linhas de transmissão que recebem energia produzida pela usina de Itaipu podem ter provocado o apagão que afetou dezenas de milhões de pessoas por mais de cinco horas, de acordo coom o Ministério de Minas e Energia.

    Leia tudo sobre: apagãoblecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG