Região de Itaipu tem previsão de chuva e trovões para esta quarta-feira

A região de Foz de Iguaçu, onde se localiza a Usina de Itaipu, deve ser atingida nesta quarta-feira por mais chuvas e trovoadas, segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Erika Klingl e Lecticia Maggi |

  • Internautas relatam o apagão. Envie informações ao Minha Notícia
  • Presidente da Itaipu é convocado para reunião com Lula
  • Fotoshow: veja imagens do blecaute pelo País

    Na terça-feira, o presidente de Itaipu, Jorge Samek, antecipou, em entrevista ao iG , ter 99% de certeza de que um vendaval tenha sido a causa do apagão que atingiu, por volta das 22h20, 10 Estados e Distrito Federal. Por meio de nota, a Itaipu Binacional informou que voltou a operar em condições de normalidade na manhã desta quarta-feira, a partir das 6h. ( Ainda tem problemas? Envie seu relato )

    Tempestades

    As grandes tempestades devem continuar interferindo na vida dos habitantes, principalmente, do Sul e do Sudeste brasileiros, até o fim do verão. A explicação é da geógrafa Ercília Torres, da Universidade de Brasília (UnB).

    Vários sistemas meteorológicos estão atuando ao mesmo tempo como uma característica de configuração atmosférica desse ano, explica. Para ela, o fenômeno não tem uma relação direta com o aquecimento global. Fenômenos como o La Niña, o El Niño e o aquecimento do Atlântico Norte são fatores cíclicos que podem ocorrer em um ano e não se repetir no seguinte, afirma.

    AE

    Visão da região da Barra Funda, na cidade de São Paulo, durante apagão

    O Estado do Paraná, leste e sul de Santa Catarina, norte e nordeste do Rio Grande do Sul devem ter pancadas de chuva, principalmente, a partir da tarde. No Paraná, a mínima é de 17ºC e máxima pode chegar aos 28ºC. Em Santa Catarina, pode chover a qualquer hora e a temperatura varia entre 21ºC e 28ºC. Nas demais áreas da região, o sol aparece e chove de forma passageira.

    Conforme a geógrafa, "provavelmente, teremos um verão mais chuvoso que o normal".

    Sudeste

    O dia começou com muitas nuvens e termômetros oscilando em torno de 21ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 30ºC.

    De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no fim da tarde ocorrem chuvas na forma de pancadas moderadas, com potencial para alagamentos isolados.

    No litoral norte paulista, na Serra da Mantiqueira, nas serras do Rio de Janeiro, na zona da mata e no Triângulo de Minas Gerais, o sol aparece entre muitas nuvens e uma frente fria provoca chuva a qualquer hora. Uma massa de ar mais seco deixa o tempo firme no nordeste de Minas e no norte do Espírito Santo.

    Centro¿Oeste

    Com o tempo abafado, a previsão do Climatempo é que chova, no decorrer do dia, com intensidade de moderada a forte em Goiás, no Distrito Federal, em grande parte de Mato Grosso. No sul e no nordeste de Mato Grosso e nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol brilha forte, faz calor e ocorrem pancadas isoladas de chuva.

    Nordeste

    Nesta quarta-feira, uma massa de ar mais seco predomina sobre grande parte do Nordeste. O sol brilha forte e chove de forma passageira apenas no oeste da Bahia, no sul do Piauí, no sul e no oeste do Maranhão.

    Norte

    No Norte a previsão é de chuva no sudoeste do Amazonas, no Acre e em Rondônia. O ar mais seco deixa o tempo firme no Amapá, no centro-norte de Roraima e no noroeste do Pará. Nas demais áreas da Região, o sol aparece com força, faz calor e ocorrem pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite. 

    Presidente de Itaipu diz que vendaval causou apagão

    (*com informações da Agência Estado e de Érica Klingl, iG Brasília)

    Leia também:



    • Leia tudo sobre: apagãoitaipu

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG