Problema no sistema retirou 28,8 mil MW médios, diz ONS

Problemas no Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorridos ontem à noite resultaram na retirada de 28,8 mil Megawatts (MW) médios de energia do sistema, provocando o apagão que afetou 18 Estados do País. As informações constam no Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) do dia 10 de novembro, divulgado hoje pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Agência Estado |

De acordo com o documento, o ONS identificou uma perturbação no SIN às 22h13min, o que desencadeou o desligamento automático de uma série de sistemas. Em transmissão, foram: o sistema de transmissão de 765 kilo volts (kV), de Foz de Iguaçu (PR) a Tijuco Preto (SP), que efetua a interligação Sul-Sudeste; o sistema de transmissão e subtransmissão do Estado de São Paulo em 500/440/345/230/138/88 kV, o sistema de transmissão e subtransmissão dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo em 500/345/138 kV.

Em geração, ONS registrou: o desligamento de hidrelétricas no Estado de São Paulo com volume de 5,7 mil MW médios; das turbinas de Itaipu com frequência de 60 Hz com 5,6 mil MW médios; o elo de corrente contínua com 5,4 mil MW médios; e as térmicas nucleares Angra 1 e 2, com 555 MW médios 1,084 MW médios respectivamente. O ONS informou no documento que a causa da perturbação ainda não tinha sido identificada.

Os problemas também provocaram a retirada de 980 MW médios do Paraguai. No total, 18 Estados brasileiros foram afetados pelo apagão de ontem. Segundo o ONS, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo foram totalmente afetados. Já os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram afetados parcialmente. De acordo com ONS, o SIN foi restabelecido à 01h44min de hoje.

    Leia tudo sobre: blecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG