Por telefone, Lobão conversa com Lula sobre causas do apagão

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, conversou na manhã desta quarta-feira, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informá-lo sobre os procedimentos que estão sendo adotados para identificar as causas do blecaute ocorrido na noite desta terça-feira e definir que Estados foram realmente afetados.

Rodrigo Haidar, iG Brasília |

Lobão também tranquilizou o presidente sobre o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em todo o País. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia, que também informou que o ministro não tem reunião marcada com o presidente Lula e não há previsão de que tenha. "A reunião nunca esteve e não está prevista", confirmou a assessoria do Planalto.

Até o final da tarde, técnicos do setor de energia elétrica trabalham para apurar as causas do apagão e às 17h, o ministro Edison Lobão se reúne com o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico para ouvir as conclusões sobre o problema e discutir medidas a serem adotadas para evitar que se repita.

O Conselho é presidido pelo ministro de Minas e Energia e integrado por representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, o apagão foi causado pela queda de três linhas de transmissão que transportam energia da hidrelétrica de Itaipu.

(Com informações da Agência Brasil)

Leia também:

  • Vendaval pode ter causado apagão, diz presidente da Itaipu
  • Queda de três linhas de transmissão causou apagão, diz ministério
  • Apagão atinge ao menos dez Estados do País
  • Após apagão em parte do País, Itaipu informa que opera normalmente
  • Estados enfrentam noite de caos e medo sem energia elétrica
  • Imprensa internacional repercute apagão no Brasil
  • Metrô de SP inicia operação mais cedo e rodízio é suspenso
  • Leia mais sobre: blecaute

      Leia tudo sobre: blecaute

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG