confiável - Apagão - iG" /

Para Hélio Costa, sistema elétrico é confiável

O ministro das Comunicações, Hélio Costa disse na tarde de hoje que o sistema elétrico do país é confiável e seguro, mas ressalvou que pode ser ainda mais. Questionado se achava que o apagão poderia trazer prejuízos eleitorais para o governo, o ministro Hélio Costa respondeu: honestamente, não tenho preocupação com isso porque tenho certeza de que, quando acontecem estas coisas, é porque foram provocadas por uma ação estranha que foge ao controle.

Agência Estado |

As declarações de Hélio Costa foram dadas depois de ele participar de almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Itamaraty. "Eu conversei com uma autoridade do Ministério de Minas e Energia e eles estão muito convencidos de que se deve a uma situação climática, uma combinação de ventos fortes e chuvas", disse. O ministro acrescentou, no entanto, que "o que precisa ficar muito claro é o que causou isso, porque, se foi realmente uma coisa relacionada com o tempo, é uma coisa perfeitamente justificável".

Ao ser indagado se mesmo com problemas justificáveis não era para o sistema reserva ter entrado em operação para que não houvesse apagão, o ministro lembrou que "tudo isso neste setor é muito novo e que há cinco ou seis anos atrás não existia nada em relação a linhas de transmissão". Segundo ele, quando ocorreu o primeiro apagão é que se começou a discutir a possibilidade de se ter um sistema extra capaz de proteger um caso como este. Mas insistiu que a primeira coisa a ser feita, agora, é saber o que causou e procurar as soluções pertinentes.

    Leia tudo sobre: blecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG