Lobão: raios, ventos e chuvas fortes causaram blecaute

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que o blecaute que atingiu boa parte do País na noite de ontem foi causado por descargas atmosféricas (raios), ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP). Em entrevista coletiva realizada em Brasília, após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, Lobão afirmou que essa foi a conclusão unânime de todos os órgãos de governo que integram o colegiado.

Agência Estado |

Segundo o ministro, a descarga atmosférica, os ventos e as chuvas causaram um curto em três circuitos que vinham de Itaipu. Lobão disse que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) confirma a ocorrência dos fenômenos atmosféricos na região de Itaberá, no interior paulista.

Porém, o prefeito da cidade, Walter Sergio de Souza Almeida (DEM), disse que não "sabia que o ocorrido tinha a ver com Itaberá". "Aqui não faltou luz e só aconteceu uma pequena falha", afirmou. Segundo relato do prefeito e de moradores do município, as condições do tempo estavam normais ontem à noite.

    Leia tudo sobre: apagão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG