assunto encerrado - Apagão - iG" /

Lobão diz que apagão é assunto encerrado

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quinta-feira que o blecaute da última terça-feira, que deixou 18 Estados brasileiros sem energia, não foi discutido na reunião de hoje do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com autoridades do governo do setor elétrico. Não tratamos do blecaute.

Agência Estado |

O assunto está encerrado. Conseguimos restaurar o serviço em pouco tempo e já identificamos as causas", disse o ministro, ao deixar a reunião, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Lobão, no entanto, afirmou que o governo analisa providências para "melhorar mais ainda" o sistema, que "já é bom e confiável". Na quarta, o ministro disse que o blecaute foi causado "por descargas atmosféricas (raios), ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP)". Essa teria sido a conclusão unânime de todos os órgãos de governo que integram o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.

Na reunião desta quinta em Brasília, segundo Lobão, o principal assunto foi a situação do licenciamento da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). De acordo com o ministro, a licença ambiental prévia do projeto da hidrelétrica será liberada na próxima segunda-feira.

Leia mais sobre: apagão

    Leia tudo sobre: apagãoedison lobãolula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG