Internautas relatam o apagão pelo País

Depoimentos descrevem o que aconteceu em diversas cidades do país

iG São Paulo |

Imediatamente após o blecaute desta terça-feira, internautas enviaram ao serviço Minha Notícia do iG os relatos sobre o problema no sistema elétrico que atingiu diversos estados do País.

Adriano Eber da Silva (Vitória - ES)
Neste começo da noite em Vitória (ES) todos foram pegos de surpresa com apagão repentino.

Alexandre Calandrini Domingueti (Rio de Janeiro)
As cidades de Volta Redonda e Barra Mansa do Estado do Rio de Janeiro também foram atingidas pelo blecaute

Edvaldo Lima (Cruz das Almas - Bahia)


Aqui na cidade de Cruz das Almas, Bahia, região do recôncavo sul, não houve apagão. Até o momento o fornecimento de energia está normal.

Elias Bias (Barueri-SP)
Estava em aula quando aconteceu o apagão às 22h18. Agora estou em minha casa 23h24 e ainda não voltou

Airton Romeu Feitosa Bezerra (Monteiro - Paraíba)
No mesmo horário do apagão no centro sul do país, o interior do nordeste, mais precisamente a cidade de Monteiro (PB), também ficou totalmente escura, repetindo o que já havia ocorrido no último dia 31 de outubro, quando permaneceu às escuras por 12 horas.

Valdir Ferraz (Timbó - SC)
Aqui em Timbó-SC a luz tá normal, nós fomos privilegiados pelo menos dessa vez, chega de tristeza, na hora do apagão nas outras regiões nós estamos felizes com Muita Luz, Timbó tá fora do Apagão.

Flávio Rogerio Franco De Camargo
Que vergonha, país prestes a fazer Copa do Mundo e Olimpíadas ficar no escuro. Que País é esse, que sorte que estou em Timbó-SC, nos anos 90 eu vivi um apagão no estado de São Paulo, decidi mudar para onde tem Luz sempre! Blecaute de terça feira 10/11/2009 está muito parecido com o que ocorreu em 11 março de 1999. Dez anos depois estams vivenciano situação parecida. Coecidencia ou destino? Em março de 1999 tivemos um apagão parecido que deixou varias cidades do brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catariana, Mato Grosso e até cidades do Paraguai,e a justificativa foi um raio ter atigido uma substação em Bauru. Será que um local é atingido 2 vezes?

Darclee Rodrigues Duran (Campinas - SP)
Tivemos a primeira queda de energia por volta de 22h15, caiu e voltou repetidamente por várias vezes depois se estabilizou. Passou mais ou menos 20 minutos e tivemos uma apagão. Durou mais ou menos 10 minutos e agora já temos energia. Moro na cidade de Campinas no bairro Jd. das Bandeiras II.

Lorrayne (Espírito Santo)
O estado do Espírito Santo também teve seu suprimento de energia interrompido por volta de umas 22h40 do dia 10/11 (terça-feira). Contudo, ao contrário do Rio de Janeiro, o ES voltou a receber energia por volta das 00h25 do dia 11/11.

João Carlos Ignácio (Macaé - Rio de Janeiro)
Eram 22h15 quando ao lado da minha namorada Carol, e ocasionalmente vi as luzes se apagarem. Bom, pensei, aqui em Macae, é normal. Há 18 anos vejo isso por aqui. Aí reparei que a luz voltou tipo meia vida, "meia luz", enfim sai daquele lugar e fui procurar comida, na verdade a minha janta. Tudo escuro, Macaé inteira na escuridão. Pensei, é na região daqui a pouco volta. Procurei os restaurantes e lanchonetes. Todas fechadas, obviamente. Bom, ai lembrei do supermercado ABC, pois há um mês atrás havia tido um apagão e lá com o gerador se manteve por um bom tempo. Dito e feito. Lá estava o supermercado iluminado porém cheio de gente. Fazendo o que? A maioria comprando velas. Isso mesmo. E pilhas também. Uma fila enorme. Comprei uma pizza, pois pensei: não vou morrer de fome. O meu fogão é a gás ainda. Rs. Enfim cá estou eu agora ainda 1h05 da manhã sem luz, sem energia. Sim, tenho a internet 3G e meu notebook está com a bateria cheia, menos mal... rs... rs. Já vi notícias via Youtube. Diz ser um apagão que atingiu o Rio de Janeiro, SP, Paraná, Mato Grosso, Brasília e o Rio foi o mais prejudicado. É o que eu sei. Aqui à luz de velas, um calor de 20 graus no mínimo, esperando a luz voltar. Ah sim tomei umas cachaças, pois ninguém é de ferro.

Valdeci de Faria Junior (São Paulo - São Paulo)
A luz na região da Vila Carrão - Tatuapé ficou oscilando até uns 30 minutos apos o apagão, com energia fraca e oscilante. Agora nesse momento 00:35 hs está normal.

Denny (Balneário Camboriú - Santa Catarina)
Não houve apagão em SC, mas aqui em Balneário Camboriú, na minha residência houve queda de energia. Percebi quando meu ar condicionado desligou e ligou novamente, só depois escutei sobre o apagão nos outros Estados!

Carlos Rogerio Antunes Da Silva (Taubaté - São Paulo)
As cidades do Vale do Paraíba também sofreram com o blecaute que pegou vários estados de surpresa. São José dos Campos, Pindamonhangaba, Tremembé e Taubaté foram atingidas pela falta de energia a partir das 22:40. Neste momento (00:40) a energia voltou parcialmente, onde a população já pode apagar as velas, lampiões e fontes de energia improvisadas para enfrentar o apagão.

Pedro Cordeiro Filho (São Lourenço da Mata - Pernambuco)
Moro em São Lourenço da Mata (PE), região metropolitana do Recife. Aqui também faltou energia cerca de 10 minutos e voltou ao normal

Heber Marchetto Merchan (São Paulo - São Paulo)
Bom dia, estou na zona oeste (Freguesia do Ó, Pirituba,Lapa, Barra Funda, Pompeia. Tudo apagado até agora? Em alguns cruzamentos que passei tem alguns marronzinhos tentando organizar os semáforos. Cuidado a todos. Bom dia.

Fabio (Rio de Janeiro - Rio de Janeiro)
Copacabana ainda sem energia, preocupação com o sistema penitenciário

Mauro Domingos Pereira (Espírito Santo)
Às 22:15 de hoje teve um apagão aqui no meu estado. É um absurdo acontecer isso em nossos dias, pois fico preocupado com aquelas pessoas que precisam de energia em hospitais e em casas e pagamos muito caro por isso tudo. Precisamos achar os culpados para que eles sejam responsabilizados por tudo, pois a tecnologia tem que ser usada para o bem da sociedade e não ser um problema.

Altair (Ribeirão Preto - São Paulo)
Aqui em Ribeirão Preto-SP, houve um piscar de lâmpadas e em seguida a energia acabou e voltou imediatamente. A cidade praticamente não ficou sem energia elétrica.

    Leia tudo sobre: apagãoblecauteminhanoticia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG