Hospitais públicos do Rio registram problemas por causa do apagão

RIO DE JANEIRO ¿ O apagão de energia ocorrido na noite de terça-feira em 18 Estados e no Distrito Federal prejudicou o funcionamento de alguns hospitais públicos do Rio de Janeiro. O Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na zona norte, apresenta problemas no fornecimento de água e está realizando apenas as cirurgias de emergência.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os procedimentos eletivos estão sendo remarcados. Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) estão no local e um caminhão-pipa também foi deslocado para a unidade.

No Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, zona norte, o gerador de energia não funcionou nas primeiras horas após o apagão por causa de uma pane no equipamento. Três pacientes morreram no hospital durante o blecaute, mas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os óbitos não tiveram relação com o apagão.

Em nota, a secretaria afirma que esses pacientes estavam em estado grave e tinham idade avançada. Ainda segundo o comunicado, nenhum dos três pacientes estava no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e apenas dois respiravam com a ajuda de aparelhos, equipamentos que funcionaram normalmente já que eles são mecânicos e não dependem de energia elétrica para funcionar.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão) também registrou problemas por causa do apagão. Segundo a unidade, uma subestação não religou após a queda de energia. O reparo na subestação foi realizado às 11h desta quarta-feira. O problema deixou algumas salas do Hospital do Fundão às escuras, mas não afetou a ala de internação, onde ficam os pacientes.

Os seis hospitais federais no Rio (Geral de Bonsucesso, Servidores, Lagoa, Ipanema, Cardoso Fontes e Andaraí) não tiveram problemas. Os geradores funcionaram e a água está sendo racionada.

*com informações da Agência Estado

Leia também:


    Leia tudo sobre: apagãoblecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG