Governo criará grupo para avaliar setor elétrico, diz Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta segunda-feira que o governo vai criar um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de melhorias no sistema de transmissão de energia elétrica.

Agência Estado |

Segundo ele, o grupo será formado por autoridades do setor - com representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros - com coordenação do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

O ministro disse ainda que um dos objetivos é convocar os especialistas "que vêm apresentando ideias nos jornais".

"Na inteligência de cada brasileiro haverá de ter um laboratório em estágio letárgico pronto a explodir em pétalas de solução", disse o ministro, durante palestra na abertura da Conferência Brazil Global Energy, no Rio de Janeiro. "Não queremos ter o monopólio das soluções", completou o ministro, concluindo que "a luta" do governo é para "que não falte jamais energia elétrica".

Em rápida entrevista após a palestra, Lobão afirmou que o governo pode abrir mão da busca pela limitação tarifária caso se conclua que são necessários novos investimentos para segurança do sistema. Também presente ao evento, o presidente de Furnas, Carlos Nadalutti, disse que o aumento da segurança do sistema representa maiores custos e que a questão deve ser discutida com a sociedade.

    Leia tudo sobre: blecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG