Em tom de ironia, oposição convoca esotérico para falar sobre blecaute

Irritado com a estratégia da base aliada de tentar blindar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no caso do blecaute que atingiu na semana passada 18 Estados do País, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), apresentou nesta quarta-feira na Comissão de Ciência e Tecnologia, em tom de ironia, um requerimento de convocação de representante da Fundação Cacique Cobra Coral para explicar aos senadores as causas do apagão. A fundação se denomina entidade científica esotérica especializada em fenômenos climáticos.

Agência Estado |

Alheio às críticas dos governistas, que acusaram a oposição de "perder o bom senso", o presidente da comissão, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deu o requerimento como aprovado. Marcelo Crivella (PRB-RJ) questionou a aprovação do documento e pediu para que o áudio da comissão fosse ouvido para confirmar a aprovação do requerimento convocando um esotérico. A sessão da comissão foi suspensa e será retomada no início da tarde.

A polêmica na Comissão de Ciência e Tecnologia começou quando o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) pediu que fosse colocado em votação um requerimento convidando Dilma e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além de 18 autoridades e técnicos do setor para explicarem o blecaute. Para a oposição, a presença de um grande número de pessoas diluiria os depoimentos e impediria um questionamento direto aos ministros.

Requerimento idêntico ao apresentado por Cavalcanti foi aprovado nas comissões de Infraestrutura (CI) e Assuntos Econômicos (CAE) a pedido de outros parlamentares governistas. A estratégia da base aliada é não deixar que a ministra seja convocada a comparecer sozinha para falar do apagão. A oposição tentou, em ambas as comissões, e sem sucesso, aprovar convite para que a ministra fale sozinha aos parlamentares, sem a ajuda de técnicos.

Bom senso

A oposição afirma que o governo tenta "colocar a sujeira debaixo do tapete", nas palavras do senador José Agripino Maia (DEM-RN), ao impedir que Dilma, ex-ministra de Minas e Energia, dê explicações sobre o apagão elétrico. Após a aprovação do convite para que um representante da Fundação Cobra Coral fale sobre o apagão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) criticou a disputa entre governo e oposição em relação ao assunto. "O Senado está perdendo o bom senso. Não faz sentido discutir esse problema em todas as comissões. O Senado não pode se prestar a esse papel", afirmou.

Veja o infográfico

    Leia tudo sobre: blecaute

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG