No centro do país e rodeado por Estados que sofreram com o apagão de terça-feira, o Distrito Federal pode acompanhar pela internet, televisão e rádio as notícias da falta de luz em, pelo menos, dez unidades da federação.

Na capital do país, pequenas áreas de algumas cidades satélites tiveram apagão, mas nenhum deles foi associado à queda de Itaipu. Foram fenômenos pontuais causados pela grande concentração de relâmpagos no Planalto Central na noite de terça-feira.

O motivo para que a capital tenha sido poupada do apagão ainda está sendo tratado com especulação. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), não há um sistema de blindagem no DF que protegeria a capital de episódios como o de terça-feira.

Técnicos da Ceb explicaram ao iG que as usinas hidrelétricas alimentam um bolsão de energia que é distribuída para o país por diferentes linhas de transmissão. É provável que a população do DF tenha tido sorte porque, no momento da queda de luz, a capital estaria recebendo energia das linhas de transmissão do Norte.

Apesar disso, eles destacam que Pernambuco recebe energia da mesma linha e sofreu com o apagão. Procurado, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que divulgará uma nota explicando o apagão nas próximas horas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.