Apagão é assunto encerrado, diz ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que o assunto apagão está encerrado. Na noite de terça-feira, 18 estados brasileiros ficaram sem energia depois da queda de três linhas de transmissão que recebem energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu e a transmite às regiões Sul e Sudeste.

Redação |

  • Veja o especial do iG sobre o apagão
  • Internautas relatam o apagão pelo País
  • Relembre os maiores blecautes das últimas décadas pelo mundo
  • Fotoshow: veja imagens do blecaute pelo País
  • "Está encerrado. Foi possível restaurar todo o sistema dentro de muito pouco tempo. Buscamos a causa e foi identificada por Furrnas e ONS [Operador Nacional do Sistema]. Já decidimos o que fazer e estamos tomando providências para daqui pra frente melhorar cada vez mais um sistema que já é muito bom, afirmou.

    As declarações do ministro foram feitas depois de reunião do PAC Energia que discute as obras de energia incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

    O ministro informou ainda que o Ministério do Meio Ambiente emitirá na próxima segunda-feira a licença prévia para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Trata-se de uma iniciativa no sentido de conservar a segurança energética do país, garantiu.

    Lobão negou que a concessão da licença tenha sido acelerada por causa do blecaute. O apagão nada tem a ver com isso. Belo Monte tem sido projetada há muitos e muitos anos. E a licença está demorando para sair.

    Belo Monte terá potência de 11 mil megawatts e será a terceira maior do mundo. Necessitamos dela para garantia do sistema elétrico brasileiro, disse o ministro.

    (*com informações da Agência Brasil)

    Veja o infográfico

      Leia tudo sobre: blecaute

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG