ver novamente

AO VIVO

Sessão do Supremo

Acompanhe ao vivo no iG a abertura da sessão desta quinta do Supremo Tribunal Federal

Ao vivo - Sessão do STF
Leia mais: 'Sinto-me honrado e agradeço a todos', diz Barbosa ao anunciar saída do STF15h10Rodrigo Janot, procurador-geral da República, agradece Barbosa pelos seus anos de trabalho: "Confesso que em minha prospecção de vida jamais imaginei, jamais sonhei de um dia estar aqui ocupando o cargo de procurador-geral da República e dividir essa responsabilidade com vossa excelência, como presidente da Corte. Fica aqui um protesto pela saída prematura e fica também um agradecimento do Ministério Público brasileiro, de que tenho a honra e o privilégio de ser porta-voz."

Janot também desejou sorte para o presidente do STF, na próximos passos de sua carreira.15h00Marco Aurélio Mello lamenta a saída de Barbosa: O ministro Marco Aurélio Mello falou sobre a saída de Barbosa, elogiando sua passagem pela corte, em especial como relator da ação penal 470, o julgamento do mensalão, “uma ação penal importantíssima, que o Supremo, como um colegiado, acabou por reafirmar, que a lei é lei para todos, indistintamente”.

Mello se disse surpreendido pela decisão do presidente da corte, mas disse que ao afastamento é um direito individual de cada ministro. “Lamento a saída de vossa excelência, por que acho que devemos ocupar a cadeira até a décima hora, mas compreendo, porque estou acostumado a conviver com a divergência”, disse no plenário.14h57Barbosa anuncia sua aposentadoria em plenário: “Decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, final de junho. Me afasto não apensa da presidência [da Corte], mas do cargo de ministro. O meu afastamento do serviço público após quase 40 anos. Tive a felicidade, satisfação e alegria de compor essa Corte, talvez em seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário politico e institucional do País. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte deste colegiado e de ter convivido com diversas composições e, evidentemente, com a atual composição. Agradeço a todos.”14h45Segundo Renan, o ministro não explicou os motivos de sua decisão, apenas informou que irá se aposentar. “Foi surpreendente e triste. O ministro veio se despedir”, disse Renan ao atribuir a Barbosa a marca de uma das melhores referências do Brasil. 14h36O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, abrirá a sessão desta quinta-feira (29) sob a expectativa de que ele fale sobre sua aposentadoria da Corte em junho. O anúncio da saída de Barbosa foi feito mais cedo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 14h35