O foco de Michel Temer é arquivar a denúncia de corrupção passiva e retomar as discussões da reforma da Previdência
Lula Marques/Agência PT - 15.3.2017
O foco de Michel Temer é arquivar a denúncia de corrupção passiva e retomar as discussões da reforma da Previdência

O presidente Michel Temer reuniu ministros e deputados da base aliada, na noite de desta quinta-feira (27), em mais um jantar antes da votação que poderá aceitar ou não a denúncia contra ele, a ser realizada no próximo dia 2 de agosto na Câmara dos Deputados.

Leia também: Ministro da Justiça diz que contingenciamento pode afetar a Operação Lava Jato

Na chegada ao Palácio do Jaburu, onde Michel Temer mora com sua família, alguns parlamentares confirmaram que ministros com mandato na Câmara dos Deputados poderão reassumir seus postos na Casa temporariamente a fim de votarem contra a denúncia ao presidente.

Líder do governo no Congresso, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) afirma, com ênfase, que “todos os ministros vão se licenciar. Todos”. Já o deputado André Moura (PSC-SE) não confirmou a informação, apenas citou que, em reunião no Palácio do Planalto, a questão foi levantada e está sendo discutida. “Foi uma sugestão dos parlamentares que participaram da reunião de hoje à tarde”.

Moura é favorável à ideia, que não é nova no governo Temer. Em abril, o presidente decidiu que iria exonerar todos os ministros com mandato na Câmara para que participassem da votação em plenário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência, prevista inicialmente para ser colocada em pauta em maio, mas que ainda não foi levada ao plenário. 

Na ocasião, o presidente exonerou, conforme combinado, os ministros Bruno Cavalcanti, das Cidades; José Mendonça Filho, da Educação; e Fernando Bezerra Filho, de Minas e Energia, que reassumiram suas vagas de deputados federais, votando de forma favorável ao projeto, que, por fim, foi aprovado. “A presença dos ministros no Plenário é a certeza de o governo estar presente na votação. Então, os ministros retornarão para poder votar, se for a decisão tomada, na certeza de termos a presença do governo lá dentro”, disse Moura.

Leia também: Cunha e Filippelli conseguiram cidadania italiana antes de prisão

A equipe de ministros da base aliada possui um total de 14 deputados federais. Contudo, neste caso, apenas 13 deputados terão voto, já que o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), é suplente de Mendonça Filho (DEM-PE), que será outro a deixar temporariamente seu cargo para voltar à Câmara.

Aliados confiantes

A base aliada segue confiante na aprovação do relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda o arquivamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Temer é acusado por crime de corrupção passiva. Para aceitar a renúncia, rejeitando o relatório, a oposição precisa de 342 votos.

De acordo com o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), não há número suficiente de votos contra o presidente. “Estamos absolutamente certos de que a oposição não tem votos necessários para produzir o resultado que quer, que é o afastamento do presidente”.

Para a votação, é preciso um quórum mínimo – que também é de 342 deputados. Somente com isso, a sessão será iniciada e a questão, apreciada. Os aliados de Temer jogam a responsabilidade para a oposição, ou seja, afirmam que o mínimo de presentes deverá vir daqueles contrários ao relatório. Mas, ao mesmo tempo, a base aliada também deseja votar rapidamente o relatório de Abi-Ackel.

Leia também: Brasil está "fazendo um dever de casa atrasado" e vendo resultados, diz Temer

“A responsabilidade de dar quórum não é nossa, é da oposição. Eu já dei um exemplo disso no ano passado, no processo de impeachment [de Dilma Rousseff]. Quem tinha responsabilidade de dar quórum éramos nós, que éramos oposição à época. Nós trabalhamos e demos quórum”, pontuou André Moura.

Após uma reunião com Michel Temer no Palácio do Planalto, Beto Mansur (PRB-SP) conversou com jornalistas e deu uma estimativa aproximada de 280 votos pró-governo. Os parlamentares, ministros e o presidente devem trabalhar ao longo de todo o fim de semana para conseguir o maior número de votos favoráveis possível.  Agora, o foco do governo é virar a página da denúncia de corrupção passiva e retomar as discussões da reforma da Previdência, além da simplificação tributária.

*As informações são da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!