Lula sobre Campos: "Éramos mais do que políticos amigos, éramos companheiros"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Emocionado, ex-presidente, que participará do enterro, disse que a perda foi grande para Pernambuco e para o Brasil

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula fala a jornalistas sobre a morte de Eduardo Campos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva se emocionou ao falar nesta quinta-feira (14) sobre a morte de Eduardo Campos. "Nós éramos mais do que políticos amigos, nós éramos companheiros", afirmou. Segundo Lula, a relação entre os dois "extrapolava a política". Havia afinidade ideológica e relação entre as famílias.

Campos foi ministro e aliado de Lula. Os dois, segundo o ex-presidente, se conheceram quando Campos "era ainda menino", por conta da aproximação do líder petista com o avô Miguel Arraes. "O que a gente pode fazer pelo Eduardo é ter seu comportamento e sua vida política como exemplo", ressaltou.

Lula explicou aos jornalistas que foi informado pela presidene Dilma Rousseff sobre o acidente com o avião de Campos, mas que não teve condições de falar na quarta-feira (13) sobre a morte do candidato à presidência. "O Brasil não merecia isso. O Eduardo Campos era uma figura extremamente promissora (...) Para Pernambuco, para o Nordeste e para o Brasil, o Eduardo é uma perda muito grande".

A família de Campos foi citada pelo líder petista. Lula falou no dia do acidente com a mãe de Campos, Ana Arraes, e nesta quinta-feira com a viúva. "Sei o que a Renata e as crianças estão sentindo. O Brasil não merecia isso". A última vez que os dois se falaram foi em janeiro passado, quando nasceu Miguel, o filho caçula do ex-governador pernambucano.

O ex-presidente lembrou ainda que a sua relação com Campos, quando era governador, chegava a causar ciúme dentro do Partido dos Trabalhadores. "Alguns amigos diziam que eu fazia mais por Pernambuco do que por outros Estados, o que não era verdade". 

Leia tudo sobre: Lulamorte de Camposeleições 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas