Qual o fato mais marcante de 2012?

Veja as doze categorias escolhidas pelo iG e vote nos fatos mais marcantes do ano. Enquete mostra a votação dos internautas em tempo real

iG São Paulo |

O ano foi de eleições no Brasil e nos EUA. Londres atraiu os olhos do mundo para o Jogos Olímpicos. Fora do planeta, o Curiosity trouxe Marte para um pouco mais próximo de todos. O ano de 2012 chega ao fim com muitos fatos importantes que marcaram o mundo. E para você, qual foi o fato de maior destaque do ano? Vote na enquete.

Para ajudar na escolha, o iG dividiu os eventos mais importantes do ano em 12 categorias. A opinião do internauta será conhecida na enquete Retrospectiva 2012. Nela, o leitor pode votar e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível, ao mesmo tempo que vota, acompanhar os resultados e a velocidade que cada item é escolhido.

iG Arte
São 12 categorias escolhidas para o internauta votar nos fatos mais marcantes do ano

Para a enquete de fim de ano, as 12 categorias escolhidas foram Carros, Ciência, Comportamento, Cultura, Economia, Esporte, Games, Gente, Mundo, Política, Tecnologia e Vídeos.  Vejas as perguntas e escolha os seus preferidos

Em cada uma das 12 sessões, o internauta tem cinco alternativas para votar. Cada alternativa ainda possui a opção "Leia mais" para que qualquer dúvida sobre o assunto possa ser esclarecida.

Após cada voto, o internauta tem a opção de compartilhar sua opinião nas redes sociais ou seguir para a próxima questão. O resultado isolado pode ser conferido na própria pergunta ou parte debaixo da página, onde os resultados de todas as categorias são exibidos.

A tecnologia

A plataforma de enquete é baseada no conceito Realtime, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal. A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG.

Para o CMO da IBT (vice-presidente de marketing), Luis Rasquilha, a ferramenta traz para a internet a verdadeira experiência de tempo real para o usuário. "A internet foi criada com o objetivo de conectar e ligar as pessoas. Mas, na verdade, essa promessa nunca foi entregue, porque cada vez que alguém se conecta a um site, precisa sempre dar um conjunto de informações sobre si próprio e cada vez que precisa saber algo de novo necessita repetir essa informação. Mas o Realtime vem entregar a promessa de conexão com os usuários, uma vez que ao eliminar o 'refresh' e o modelo de 'pergunta-resposta' cria uma ligação bidirecional e persistente entre o site e cada um dos usuários conectados."

Segundo Tiago, a fase de pesquisa, criação, desenvolvimento e testes do software levou 2 anos de trabalho para a equipe, que no início era formada por 8 pessoas e hoje tem 80 profissionais envolvidos. "Nâo é um processo terminado, pois temos de continuar a busca pela inovação e diferenciação", afirma Rasquilha.

A primeira enquete feita pelo iG utilizando a ferramenta ocorreu em agosto deste ano. Desde lá, o portal mantém em sua homepage pesquisas sobre os mais diversos temas. Além das pesquisas, a tecnologia também é utilizada na lista das notícias de mais lidas dos sites do iG.

Mas com a evolução da ferramenta, o internauta vai perceber que cada vez mais áreas do portal estarão integradas à verdadeira experiência de tempo real. "Estamos desenvolvendo várias possibilidades de aplicação como nos comentários, votações em tempo real, chat entre usuários, indicações e conexão de temas relacionados. Dizemos que com o Realtime todas as possibilidades são reais, e com o iG vamos levar essa nossa assinatura um passo adiante, porque vai permitir tornar o iG mais vivo e interativo com cada um dos seus usuários de forma real, viva e dinâmica", conclui Rasquilha.

    Leia tudo sobre: restrospectiva 2012restrospectivaenquetereal time

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG