Veja antes e depois da reconstrução pós-11 de Setembro

Compare imagens do centro de Nova York no dia dos ataques terroristas de 2001 e dez anos depois

iG São Paulo |

Dez anos após os ataques de 11 de Setembro de 2001 , muitas das áreas danificadas no centro de Manhattan, em Nova York, já foram recuperadas.

As obras, porém, continuam no Marco Zero , o local onde ficavam as torres do World Trade Center, que entraram em colapso após serem atingidas por aviões sequestrados por terroristas.

Cerca de 2 mil funcionários trabalham no local, inclusive aos fins de semana, para construir um complexo que inclui memorial e museu em homenagem às vítimas , um centro para apresentações culturais e o One World Trade Center , edifício de 104 andares e mais de 541 metros de altura que se tornará o mais alto dos Estados Unidos.

As imagens abaixo comparam fotos do dia dos ataques e imagens dos mesmos locais em agosto de 2011.

Na primeira comparação, é possível ver como a poeira provocada pelo colapso do WTC tomou contra do centro de Manhattan. Na imagem à esquerda, tirada em 11 de Setembro de 2001, um Mc Donald's na avenida Broadway, próximo ao local onde ficavam as torres, é visto com a fachada danificada. Na foto à direita, pedestres passam pelo mesmo local em 4 de agosto de 2011.

A foto à esquerda, de 11 de Setembro de 2001, mostra trabalhadores das equipes de resgate descansando em escombros na rua Church, de costas para a loja Century 21, que ficava em frente ao World Trade Center. A foto à direita mostra o mesmo local em 4 de agosto de 2001.

Abaixo, a imagem à esquerda mostra danos causados a uma estação de metrô próxima ao local onde ficavam as torres do World Trade Center, em 11 de Setembro de 2001. Na imagem à direita, de 4 de agosto de 2001, pedestres passam pelo mesmo local e observam as obras de reconstrução no Marco Zero.

À esquerda, imagem de 11 de Setembro de 2001 mostra pedestres tentando deixar o centro de Manhattan, tomado pela fumaça causada pelo colapso das torres. À direita, pedestres atravessam a rua em 4 de agosto de 2011.

Na imagem à esquerda, equipes médicas e de resgate são vistas em frente ao hotel Millenium Hilton, na rua Church, em Manhattan, em 11 de Setembro de 2001. À direita, fachada do hotel é vista em 4 de agosto de 2011, totalmente recuperada.

Abaixo, à esquerda, bombeiros são vistos em frente a destroços do World Trade Center, em 11 de Setembro de 2001. À direita, imagem de 4 de agosto de 2011 mostra uma das torres em construção no Marco Zero.

A imagem à esquerda mostra a torre Sul do WTC entrando em colapso em 11 de Setembro de 2001. À direita, é possível ver a nova torre One World Trade Center, atualmente com 78 andares, sendo construída no centro de Manhattan, em 4 de agosto de 2011. A torre terá 104 andares.

Na imagem à esquerda, pessoas cobertas por poeira passam por rua próxima ao WTC em 11 de Setembro de 2001. Na outra imagem, o mesmo local é visto em 8 de agosto de 2011.

A imagem à esquerda mostra enorme quantidade de fumaça no céu de Manhattan em 11 de Setembro de 2001, após o colapso das Torres Gêmeas. Na outra foto, de 10 de agosto de 2011, é possível ver o One World Trade Center em construção.

    Leia tudo sobre: 11 de setembrowtcnova yorkeuaal-qaedaterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG