Saiba curiosidades sobre o 11 de Setembro

Mais de 3 mil crianças ficaram órfãs de mãe ou pai no WTC; colapso de torres equivaleria a 1% da explosão de uma bomba atômica

Carolina Cimenti, de Nova York, especial para o iG |

AFP
Torre do Sul do World Trade Center entra em colapso no 11 de Setembro de 2001 em Nova York
* Assim que os aviões colidiram e explodiram nas Torres Gêmeas, cada uma delas tremeu violentamente por cerca de quatro minutos. De acordo com o livro "102 Minutos - A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas”, dos jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, os prédios também entortaram a ponto de mudar a vista que as pessoas tinham de suas janelas. Nos minutos seguintes, as torres voltaram um pouco para a posição inicial, mas não completamente. (Veja infográfico com cronologia dos ataques)

* Nos meses seguintes aos ataques, cientistas tentaram explicar o tipo de energia que foi gerada com o colapso das torres. Eles chegaram a comparar os dois desabamentos com a bomba atômica, dizendo que equivaliam a 1% da explosão de uma bomba atômica. Eles também disseram que a energia gerada com as quedas teria sido suficiente para abastecer todas as casas e apartamentos de Miami ou Atlanta por uma hora inteira.

* O impacto dos desabamentos foi tão forte que desatou ondas de tremores na terra que foram detectadas por medidores a 500 km de distância.

* De acordo com engenheiros americanos que analisaram a violência da queda das torres, a nuvem de poeira tóxica , criada com os desabamentos, atingiu um raio de pelo menos dois quilômetros. Isso ocorreu porque metade de um edifício é composta de espaço vazio, ou seja, ar. Quando houve as quedas, essa enorme quantidade de ar foi deslocada ferozmente para fora das torres.

* Pedaços do corpo de um homem que se encontrava em um dos andares diretamente atingidos pelo primeiro avião, na Torre Norte, foram encontrados a cinco quadras de distância do World Trade Center (WTC).

* Dos 2.753 mortos, apenas 289 corpos foram encontrados inteiros nos destroços das torres. Ao todo, mais de 21,8 mil pedaços de ossos , cartilagem, órgãos e pele foram compilados no Marco Zero (onde ficavam os prédios do WTC). Mais de 6 mil desses fragmentos são tão pequenos que cabem em tubos de ensaio. A equipe de médicos que trabalha no reconhecimento dos restos mortais chegou a catalogar até 200 pedaços da mesma pessoa.

* Cerca de uma hora depois dos ataques, bombeiros na base da Torre Norte viram uma coluna de alumínio líquido vazando na lateral do edifício. Era o avião derretendo. Acredita-se que a temperatura nos andares diretamente atingidos pelo avião chegou a 1.000º C.

* Pessoas de 115 países diferentes foram assassinadas nos ataques às Torres Gêmeas.

*Oito crianças morreram nos ataques às torres. Todas estavam nos aviões que foram sequestrados. A mais jovem, Christine Lee Hanson, tinha apenas 2 anos. As três mais velhas tinham 11 anos.

*Estima-se que mais de 3 mil crianças ficaram órfãs de mãe ou pai.

*Cerca de 20% dos americanos conheciam pelo menos uma vítima do 11 de Setembro.

*O incêndio no Marco Zero durou 99 dias; ele foi totalmente extinto no 100º desde os ataques.

* Foram removidas 1 milhão e meio de toneladas de destroços do Marco Zero nos anos seguintes aos ataques.

Assista ao vídeo sobre os ataques do 11 de Setembro:


Fontes: New York Times, The New York Magazine, “102 Minutos - A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas”, dos jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, CNN, Associated Press e relatório da Comissão do 11/9

    Leia tudo sobre: wtc11 de setembronova yorkterrorismotorres gêmeas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG