Obama reafirma compromisso com reforma migratória

O presidente Barack Obama reafirmou nesta quarta-feira seu compromisso com a reforma do falido sistema migratório americano, para tirar das sombras milhares de trabalhadores ilegais.

AFP |


Clique e veja o que já foi feito no governo Obama

"Vejo o processo andando já este ano. Vou me mover o mais rápido possível", disse Obama durante entrevista coletiva na Casa Branca.

"Não podemos prosseguir com este falido sistema migratório. Isto não é bom para ninguém", nem para os trabalhadores americanos, nem para os mexicanos "que tentam cruzar a perigosa fronteira".

O atual sistema "mantém estes trabalhadores ilegais nas sombras, o que significa que podem ser explorados", destacou o presidente, antes de pedir mais responsabilidade aos empregadores.

Obama disse que pretende formar um "grupo de trabalho" com os líderes do Congresso para estabelecer uma base que permita promover a reforma migratória no legislativo, onde duas iniciativas similares fracassaram, em 2006 e 2007.

"Não tenho o controle sobre o calendário legislativo, mas vamos trabalhar com os líderes (do Congresso) e ver o que podemos fazer".


Leia mais sobre 100 dias de Obama

    Leia tudo sobre: 100 dias de obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG